O técnico Jozimar Venção, natural do município de Monsenhor Gil, Piauí, conquistou o troféu de melhor desempenho técnico masculino durante os Jogos Sul-Americanos Escolares 2024. O evento aconteceu entre de 4 a 10 de dezembro, na cidade de Bucaramanga, na Colômbia, reunindo atletas de 12 países membros do Conselho Sul-Americano do Esporte (Consude).
Jozimar, que lidera um trabalho transformador no desporto escolar, destacou a importância desse reconhecimento.
“Vivenciar um sul-americano na primeira vez que saí do meu país traz uma perspectiva enorme. É o ápice do trabalho que começou em 2009, levando alunos da rede municipal de Monsenhor Gil aos jogos escolares. Em 2013, comecei a focar no paradesporto, e os frutos começaram a surgir em 2014, com as primeiras convocações para a seleção brasileira. Hoje, ver João Pedro, um dos meus atletas, conquistarem três medalhas e saber que isso também resultou no meu troféu é algo indescritível”, afirmou o técnico.
João Pedro, destaque da delegação brasileira, conquistou duas medalhas de ouro e uma de prata nos Jogos Sul-Americanos Escolares 2024. Além disso, ele foi campeão brasileiro pela CBDE (Confederação Brasileira do Desporto Escolar) e CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro), o que solidificou sua convocação para a competição internacional. O piauiense natural de Monsenhor Gil é atleta da categoria T20 (com deficiencia intelectual).
O técnico Jozimar,frisou que João Pedro e outros atletas são fruto de muito esforço em um cenário de poucos recursos. “Saímos de uma cidade pequena, com cerca de 10 mil habitantes, enfrentando barreiras e limitações estruturais, mas a força de vontade e o trabalho em equipe nos trouxeram até aqui.”
Em 2023, pela primeira vez, as modalidades paralímpicas foram incluídas nos Jogos Escolares Piauienses (JEPIs). Segundo a secretária da SECEPI, essa mudança reflete o compromisso do governo estadual com a inclusão e o respeito.
“A partir do momento em que incluímos as modalidades paralímpicas, abraçamos uma causa que impacta diretamente a vida de muitos jovens. O paradesporto escolar passou a ser uma prioridade e foi abraçado pelo governador Rafael Fonteles. Os resultados mostram que estamos no caminho certo”, afirmou Josiene Campelo.
Além das conquistas individuais, a equipe liderada por ele tem a expectativa de representar o Brasil no Mundial de Paradesporto Escolar, que acontecerá de 4 a 14 de abril de 2025, na Sérvia.
Fonte: Cidade Verde