A Polícia Militar do Piauí divulgou, através do Diário Oficial do Estado, a lista de candidatos aptos para ingressarem no Curso de Formação de Soldados (CFSD) 2025, previsto para iniciar em janeiro do próximo ano. A lista dos novos convocados, composta por 290 mulheres, 338 homens e 5 candidatos sub judice, traz informações referentes a documentação, prazo de matrícula e os demais recursos existentes para fazer parte da nova turma.
Entre os dias 16 e 30 de dezembro, os candidatos devem comparecer na sede do Centro de Educação Profissional da Polícia Militar do Piauí (CEFAP), munidos da documentação exigida conforme o edital, como a identidade, CPF, título de eleitor com o comprovante de votação da última eleição e o certificado de conclusão do Ensino Médio. Os convocados do sexo masculino devem apresentar também o certificado de alistamento militar.
Além disso, documentos adicionais foram exigidos para o pagamento da bolsa formação, tais como: Carteira Nacional de Habilitação (categoria AB), comprovante de endereço, certidão de nascimento ou de casamento, dentre outros documentos administrativos. E para os servidores públicos ou militares estaduais, será necessária uma declaração sobre o cargo ou função exercida.
De acordo com o comandante-geral da PMPI, coronel Scheiwann Lopes, dia 20 de janeiro de 2025 é a data prevista para a aula inaugural do CFSD.
"Temos uma previsão inicial de realizar a aula inaugural nesta data, mas vai depender também da reforma do CEFAP bem como da agenda do governador do estado. Então iremos avaliar, colocamos uma data, que pode ser antecipada ou adiada, a depender de variáveis que estão no processo para a gente dar esse pontapé inicial”, explicou.
Com a conclusão do curso, a meta é apresentar os novos policiais militares do Piauí para a sociedade piauiense no dia 25 de junho de 2025, data em que será celebrado o aniversário de 190 anos da PMPI.
“Mais de 600 novos policiais, homens e mulheres, que serão colocados nos quadros da PMPI. É a Polícia Militar cada vez mais inserindo no mercado de trabalho, profissionais importantes na manutenção da ordem pública”, completa
Fonte: Portal A10+ com informações da PMPI