No interior do Piauí, um projeto tem retirado dezenas de famílias da insegurança alimentar e ainda gerado renda para os produtores: quintais produtivos foram implantados na zona rural de Betânia do Piauí (a 510 km de Teresina) e tem transformado vidas.
A produtora Ana Adelaide de Sousa, que mora na comunidade Mulungu, foi uma das beneficiadas com as oficinas de capacitação voltadas para clima e a vegetação locais, realizadas pelo Instituto Novo Sertão.
Ela disse que aprendeu muito desde que entrou em fevereiro deste ano, já que antes só se alimentava das “coisas compradas e muitas vezes não tinha nem como comprar, e ainda era um alimento não saudável”.
“A gente plantava algumas coisas, a gente não sabia como plantar. E a gente hoje tem já uma capacidade melhor para a gente plantar as coisas e saber colher melhor. Porque a gente não sabia como cuidava e hoje a gente sabe muito como cuida. A gente planta, a gente colhe, a gente se alimenta bem, não tem agrotóxico”, destaca a produtora rural.
O projeto mostra que é possível cultivar frutas, verduras e legumes de qualidade mesmo com pouca chuva, ensinando técnicas de cultivo que permitem uma produção constante e saudável. Além de se alimentar, eles ainda conseguem vender nas feiras agroecológicas da cidade.
Com essa iniciativa, os produtores melhoram a alimentação familiar e geram renda extra vendendo seus produtos na Quitanda dos Quintais, a primeira feira agroecológica da cidade.
“Ajudou muito porque a gente tanto se alimenta como a gente vende também. Eu vendi ainda um pouco para o Instituto e já vendi para outras pessoas também. A gente apura algumas graninhas para comprar outras coisas”, destaca dona Ana.
Somente no primeiro semestre de 2024, o projeto já havia gerado mais de R$ 40 mil em renda para os produtores e produzido mais de 850 quilos de alimentos. Atualmente quase 100 famílias fazem parte do Quintais Produtivos e beneficiam-se da produção agrícola, conscientização ambiental e assistência na comercialização de seus produtos.
Fonte: Cidade Verde
Por: Caroline Oliveira