O advogado Carlos Yury Araújo de Morais, de 46 anos, foi preso na manhã desta terça-feira (18/02) em sua residência, em Teresina. Ele é um dos alvos da 2ª fase da Operação Usuário Zero, que investiga fraudes em processos judiciais.
A prisão preventiva e o mandado de busca domiciliar foram expedidos pelo juiz Valdemir Ferreira Santos, da Central de Inquéritos. A Polícia Civil, por meio da Superintendência de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, efetuou a prisão.
Durante a operação, foram cumpridos diversos mandados de busca e apreensão, que resultaram na identificação e no sequestro de bens adquiridos com recursos provenientes das fraudes. O valor estimado dos bens chega a R$ 7 milhões. Segundo as investigações, a principal vítima do esquema fraudulento foi a Rede de Postos Ipiranga.
Em nota enviada à imprensa, a Polícia Civil destacou seu compromisso com a segurança pública e com o combate a ilícitos que comprometam a regularidade do sistema judicial. "A Polícia Civil reafirma seu compromisso com a segurança pública e com o combate a ilícitos que possam comprometer a regularidade e a lisura do sistema judicial, conduzindo suas investigações de forma técnica e responsável", diz o comunicado.
Carlos Yury não resistiu à prisão e foi encaminhado para a realização de exame de corpo de delito. O advogado Leonardo Carvalho Queiroz, presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB/PI, acompanhou a diligência.
Fonte: Portal 180 Graus