E aí aconteceu a longa espera de 16 anos para ser campeão em 1985, sob a presidência de João Gualberto Franco. O Enxuga Rato até que chegou a finais, mas perdeu os títulos respectivamente para River, Flamengo, novamente River e Parnahyba.
Andou pela segunda divisão até retornar à primeira divisão em 2025, após vencer a segundona em 2024.
O JOGO DO TÍTULO 40 ANOS DEPOIS
Piauí e Fluminense chegaram para a decisão do Campeonato Piauiense de 2025. No primeiro jogo deu empate de 2 x 2, ficando tudo para ser resolvido no segundo jogo.
29.03.2025 - Piauí 2 x 0 Fluminense.
Ficha Técnica do Jogo:
1º TEMPO
Piauí 0 x 0 Fluminense. O tricolor jogou mais e não aproveitou as 3 oportunidades que teve para marcar. O Piauí teve o mérito de se defender bem durante a maior parte da partida e sair nos contra-ataques, com algum perigo.
2º TEMPO
O cronômetro ainda não havia chegado aos 2 minutos quando Caíque penetou na área do Fluminense e diante da saída do goleiro João Ciriaco tocou para a rede, fazendo 1 x 0 para o Piauí.
Aos 22 minutos o Fluminense teve ótima oportunidade para marcar e o zagueiro Biloca finalizou por cima da meta do goleiro Allan.
47 minutos - falta para o Piauí. O lateral Pacajus cobrou no canto direito do goleiro João Ciriaco fazendo 2 x 0. O goleiro foi atrasado na bola e sofreu o gol. Com o segundo gol, estava decidida a partida e o Piaui passou a comemorar o título de campeão piauiense.
Piauí campeão com Allan; Pacajus, Iranildo, Luisão e Adriel; Claudevan, Guilherme Escuro,(Djavan), Nascimento (Max) e Abner; Zizu e Ruan (Caíque). Ainda entraram na mesma posição Adílio e Gil Mineiro. Técnico - Renatinho Potiguar.
O Fluminense ficou com o vice escalando: João Ciriacvo, Everton, Keven, Gabriel Biloca e Lucas Santos;David (Chiclete), Romário (Rhuan), Jocivan (Macapá) e Gabriel Vieira; Mateus Matos (João Sala) e Veraldo (Fatel). Técnico - Marcinho Guerreiro. O Fluminense chegou à sua quarta final do Campeonato Piauiense em cinco anos, sendo uma vez campeão e três vezes vice.
Arbitragem da final:
Árbitro - Antônio Dib Moraes de Sousa.
Assistente 1 - Rogério de Oliveira Braga.
Assistente 2 - Álisson Lima Damasceno.
4º árbitro - Diego da Silva Castro.
5º árbitro - Edimar da Silva Leite.
Bom trabalho da equipe de arbitragem. E tivemos VAR na final no Albertão
E foi assim que o Piauí Esporte Clube, o Piauisão Vibrante voltou a ser campeão piauiense de futebol.
Em 1985 um grande dirigente, João Gualberto Franco, comandou o clube na conquista do título estadual.
Quarenta anos depois surgiu outro presidente brilhante, Jakson Nogueira, para fazer do Piauí novamente campeão piauiense.
PRESENÇAS NO ALBERTÃO
A Federação de Futebol do Piauí e a Secretaria de Esportes do Estado uniram esforços para o êxito das finais do Campeonato Piauiense.
Robert Brown e seus companheiros de diretoria, a Secretária de Esportes, Josiene Campelo e o Deputado Evaldo Gomes, participaram da solenidade de encerramento da competição.
O TRABALHO DA TV CIDADE VERDE
A TV Cidade Verde realizou um trabalho promocional do Campeonato Piauiense na sua programação diária, de enorme sucesso, inclusive com transmissões semanais em todas as rodadas.
A Rádio Cidade Verde e o Portal Cidadeverde.com foram aliados da TV no Campeonato Jelta FIAT. Os diretores Jesus Tajra Filho e José Sobrinho estiveram no Albertão para o jogo Piauí x Fluminense e para a solenidade de encerramento do evento.
Em outros momentos estarei comentando sobre as homenagens que recebi no Albertão e sobre as campanhas de Piauí e Fluminense.
Fonte: Cidadeverde.com