A climatologista Sara Cardoso, coordenadora da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), alertou que o Piauí enfrentará altas temperaturas e mudanças climáticas atípicas nos próximos meses. Segundo a especialista, o Sudeste do estado não tem mais previsão de chuvas até junho.
“Não tem mais previsão de chuvas configuradas para o Sudeste até junho. O que a gente vai observar agora são temperaturas que podem chegar a 39°C. Desde fevereiro, já registramos 38°C, e a umidade tem oscilado na casa dos 20%”, destacou Sara Cardoso.
Outro fenômeno previsto para o trimestre é a amplitude térmica acentuada, com diferenças bruscas entre as temperaturas da manhã e da tarde, especialmente no extremo Sul do Piauí.
“Vamos ter mínimas abaixo dos 15°C nas primeiras horas da manhã e, durante a tarde, temperaturas que vão beirar os 39°C antes mesmo do B-R-O-Bró. Isso é uma questão atípica”, explicou a climatologista.
No Centro-Norte do estado, abril será o último mês com maior volume de chuvas. Em maio, a expectativa é que as precipitações continuem um pouco na faixa litorânea.
“Os maiores acumulados de chuva vão ficar concentrados nessa área, desde Miguel Alves, Parnaíba, até o litoral”, afirmou Sara Cardoso.
Previsão para a semana
Para esta semana, a climatologista prevê chuvas isoladas no estado devido à influência de sistemas meteorológicos que atuarão na região.
“Temos previsão de chuva porque está prevista a descida da ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) e também a configuração de um VCAN (Vórtice Ciclônico de Altos Níveis), que ficará estacionado no litoral leste do Nordeste, próximo à Bahia. A borda oeste desse sistema vai trazer uma pequena melhoria nas condições de chuva para o estado”, explicou.