Sete famílias que residem no município de Timon, no Maranhão, chegaram à Picos na última terça-feira (29) em busca de garantir a sobrevivência: roupa, comida, itens básicos de higiene. A retirante Liduína Rodrigues de Oliveira é uma destas pessoas que na companhia dos três filhos, irmã, sobrinhas e netos relatou ao Cidadeverde.com/picos passar muitas necessidades no seu estado de origem.
Se deslocando de carona até a 'Cidade Modelo', as famílias se abrigaram debaixo da passarela e construíram casebres de taipas e papelão com ajuda de doações.
"Nós viemos porque estamos passando necessidade, nós estamos indo atrás do que comer, roupa, alimento, fraldas descartáveis para uma recém-nascida, remédio para as crianças que estão gripadas. É isso que estamos pedindo, que os filhos de Deus de Picos ajudem nós, com colchão, rede, a gente não tem. Limpamos, arranjamos paus, barracas, arrumamos lona", disse Liduína Rodrigues de Oliveira.
Devido as condições minímas, o grupo se reveza nas ruas pedindo alimento, buscando água para a higiene básica dos adultos e crianças, incluindo uma bebê de poucos dias de nascida.
Liduína Rodrigues destaca que no Maranhão as famílias não possuem casa própria e vivem de aluguel. Sem trabalho, as condições estavam precárias para pagar as contas e ter o alimento em casa.
A gente mora no Maranhão e vive de aluguel. A gente recebe o auxílio mas não dá pra nada, quem tem filho criança, aluguel, água, luz, é bem difícil. A gente já veio para Picos em 2007 , num momento bem de dificuldades e conseguimos muitas coisas", frisou.
Representantes da Prefeitura de Picos estiveram no local. Segundo os retirantes, foi autorizada a permanência no local.
Ajuda
Para quem deseja fazer doações, as mesmas podem ser entregues diretamente às famílias que se encontram abrigadas debaixo da passarela.