O Movimento 1 reuniu artistas de diversos gêneros musicais da região de Picos-PI. A ideia para a realização desse evento partiu do músico Romulo Vinicius, que juntamente com os músicos Sherley Lima, líder da banda Guerreiros, e Diogo Lacerda, organizaram e executaram o projeto com o objetivo de promover o intercâmbio cultural e valorizar a rica arte local. O evento foi realizado na Praça Felix Pacheco, um dos principais pontos turísticos da cidade.
Com início às 20h, o evento contou com a participação de talentosos artistas e bandas locais. Destacaram-se a turma do Trap, a talentosa cantora Taienne Carvalho, o renomado sanfoneiro Valdinar do Acordeon, as talentosas irmãs Carol e Marieh, Cibelle Barros e banda, Kleyton Souza, a Banda Guerreiros e Diogo Lacerda. O Movimento 1 foi planejado e financiado pelos próprios artistas, que buscaram também divulgar seus trabalhos e fortalecer a cena cultural da região.
O "Movimento" é uma iniciativa abrangente que visa o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida dos moradores, proporcionando entretenimento e lazer. Além de apreciar a música, os picoenses e visitantes tiveram a oportunidade de mergulhar na diversidade cultural e na riqueza artística local, contribuindo para o crescimento da economia criativa e o incentivo aos talentos da região. O evento foi gratuito e aberto a pessoas de todas as idades.