Nesta segunda-feira (18), foi confirmado o primeiro caso de dengue no município de Picos. Segundo informações da Vigilância Epidemiológica de 8 casos notificados, 1 foi positivo, 5 foram descartados, e 2 ainda seguem em investigação.
De acordo com o coordenador de Vigilância Epidemiológica de Picos, Robsoncley Viana, em razão do aparecimento de casos confirmados de arboviroses, mutirões serão realizados em bairros da cidade.
“Foi elencado a realização de quatro mutirões para chamar a atenção da população das medidas preventivas de combate ao mosquito. A princípio, a ação acontecerá nos bairros de maior vulnerabilidade, como Paroquial, Parque Exposição, Morada do Sol e Morrinhos.Dependendo da situação vamos levar essas ações para outros bairros”, disse o coordenador.
Robsoncley Viana destaca ainda que ações preventivas serão articuladas nas escolas das redes estadual e municipal.
Reprodução do mosquito e sintomas da dengue
Entre os fatores que favorecem a reprodução do mosquito (focos), destacam-se as condições climáticas, como as altas temperaturas e chuvas abundantes, além do acúmulo de recipientes descartados e a falta de saneamento básico.
Seguindo essas condições, objetos como pneus, calhas, caixa d'água descobertas, ou qualquer outro que possa manter água parada, tornam-se criadouros ideais para os mosquitos, aumentando o risco de transmissão da doença. Portanto, estes recipientes devem permanecer limpos e fechados.
Diante deste contexto, é importante que a população esteja em alerta aos sintomas e busquem medidas preventivas eficazes. Ao surgirem sinais como febre alta, dores musculares e dor de cabeça, recomenda-se a procura de assistência médica em busca de diagnóstico e tratamento adequado.