Nesta quarta-feira (01) o prefeito eleito de Picos, Pablo Santos (MDB), tomou posse para o Executivo Municipal. Na ocasião, a vice-prefeita eleita Xandú Néri (PSB) e os 17 vereadores eleitos tomaram posse para a Câmara Municipal. A solenidade foi realizada no Plenário Vereador Pedro Barbosa da Silva.
Participaram da solenidade, o deputado federal Florentino Neto (PT), do deputado estadual Thales Coelho Pimentel (Progressistas), do secretário de Estado do Turismo, José Neto Monteiro, empresário Araujinho (PT). Além dos já citados, familiares dos empossados, lideranças políticas e a população em geral estiveram presentes.
Entre as ausências sentidas está a do deputado estadual Severo Eulálio (MDB), do deputado estadual Nerinho (PT) e do ex-prefeito de Picos, José Néri (PSB).
A programação de posse foi iniciada com a Santa Missa, na Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios. O momento foi conduzido pelos sacerdotes Pe. Pio Feiotosa (pároco da Igreja Catedral) e Pe. Danilo Aráujo (pároco da Paróquia de São José Operário).
Durante a celebração, Pablo Santos ao lado da esposa Anyara Aires e do irmão Warton Filho, entraram no templo carregando a imagem de Nossa Senhora dos Remédios e a Bandeira de Picos, num sinal de pedir bençãos e proteção a Padroeira da “Cidade Modelo”.
A posse
A solenidade de posse foi iniciada com a posse dos 17 vereadores eleitos, são eles: Wellington Dantas (PT), Rinaldinho (MDB), Edilson Carvalho (MDB), Irmão Zé Luis (MDB), Pedro Pio (PP), Eriberto Barros (PSD), Afonsinho (PP), Valdivia Santos (PT), Hugo Victor (MDB), Creusa Nunes (MDB), Noêmia Marques (PP) , Chaguinha (PSB), João Rufino (PSD), Maté (PSB), Dalva Mocó (PSB), Renato Ibiapino (PP) e Antonio Moura (PCdoB).
Em seguida, ocorreu a eleição da Mesa Diretora Biênio 2025-2026, conduzida pela vereadora com mais idade Creusa Nunes. O vereador José Rinaldo Cabral Filho (MDB) foi eleito presidente da Câmara Municipal de Picos, recebendo 17 votos dos vereadores, incluindo dos representantes do grupo de oposição.
A chapa única é composta por Rinaldo Cabral para presidente; Arimateia Luz (PSB) para vice-presidente; Valdivia Santos (MDB) para 2º vice-presidente; Eriberto Leal (PSD) para 1° secretário e Creusa Nunes (MDB) para 2ª secretária.
Após a eleição, ocorreu a posse dos membros do Executivo Municipal. Pablo Santos e Xandú Néri prestaram juramento e foram empossados para prefeito e vice-prefeita, respectivamente.
Em seu discurso, Pablo Santos, agradeceu a confiança depositada e que irá trabalhar incansavelmente por melhorias para Picos.
“Quero agradecer a presença de todos aqui nesse momento, que nos prestigiam nesta solenidade. Hoje é um dia marcado na minha vida, onde o povo me confiou ser seu prefeito. A confiança do nosso povo é um presente que recebo com humildade e compromisso. Vivemos grandes desafios como na eleição e na preparação desta grande jornada”, disse o prefeito.
A vice-prefeita empossada, Xandú Néri, em sua fala desejou que Pablo faça uma boa gestão e que possa escutar os anseios da população de Picos.
“Meu sentimento é gratidão, sou Xandú Néri, vice-prefeita eleita no município de Picos com muito orgulho. Muito obrigada a cada homem, a cada mulher, que ecoou nesta cidade que o nosso grupo iria fazer a diferença e estamos aqui. Desejo sucesso ao prefeito na nova gestão, desejo sucesso para secretários. A minha torcida Dr. Pablo Santos é que a sua gestão possa acontecer de forma correta, escutando as pessoas, dando o seu melhor. Eu quero demais que você acerte, nós não temos mais condições de continuar no atraso”, disse Xandú Néri.
Fonte: Cidade Verde
Por Paula Monize