Durante o final de semana, duas paradas de ônibus localizadas no Centro de Picos foram removidas pela Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana. A estrutura não chegou a ser utilizada para real finalidade e se encontrava sucateada.
Em setembro de 2024, o Cidadeverde.compicos, noticiou que as paradas da Praça Josino Ferreira e Félix Pacheco haviam se tornado abrigo para pessoas em situação de rua. Parte da estrutura do teto estava caída e o ambiente interno se encontrava em situação precária.
O secretário de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Edvaldo Filho, explicou que a retirada das paradas foi motivada por uma solicitação da população.
“A principal motivação foi a situação em que as paradas se encontravam. Eu visitei as paradas no dia 02 de janeiro e vi a situação que estava de fazer vergonha. A população que ouvimos até agora também era de acordo com a retirada, era ponto de lixo, uso de drogas”, disse o gestor da pasta.
Questionado se uma nova estrutura seria colocada nos espaços, agora abertos, Edvaldo Filho explicou que um projeto está sendo discutido.
“Estamos realizando um projeto para ver a instalação de novas paradas. Paradas, sinalização vertical e horizontal, semáforos, organização do trânsito, tudo será pontuado”, concluiu.
As três paradas foram instaladas na cidade de Picos no segundo semestre de 2020. Estas não haviam sido utilizadas pelos usuários do transporte coletivo picoense, que mesmo com toda estrutura continuam sem espaço adequado para aguardar os ônibus.
Cada parada de ônibus custou aos cofres municipais cerca de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais).
Fonte: Cidade Verde
Por: Paula Monize