Na manhã desta segunda-feira (10), a Polícia Civil, através do 17° Distrito Policial de José de Freitas, cumpriu um mandado de prisão preventiva contra um homem de 38 anos, identificado pelas iniciais A.R.P. O indivíduo é acusado dos crimes de incêndio, dano e "stalking" em um contexto de intolerância religiosa, que ocorreu no dia 21/06/2023.
De acordo com as investigações, o acusado teria ateado fogo em um centro religioso umbandista. Esse ato criminoso ocorreu como resultado de uma tentativa de intimidação por parte de um grupo da cidade, que visava amedrontar indivíduos que professam sua fé e realizam eventos religiosos relacionados à umbanda. O incêndio criminoso foi devidamente investigado, levando à identificação e prisão do suspeito.
A liberdade religiosa é um direito garantido pela Constituição Federal, e é fundamental que as forças de segurança atuem na implementação e efetividade dessa norma. O 17° Distrito Policial de José de Freitas reitera seu compromisso no combate à intolerância, seja em relação à religião, orientação sexual ou qualquer outra forma de discriminação. A população é alertada a comunicar à polícia qualquer caso semelhante, a fim de que as medidas cabíveis sejam tomadas adequadamente.