A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) suspendeu por 90 dias um policial civil, suspeito de cobrar R$ 400 para “agilizar” a devolução de um celular roubado ao seu real proprietário. O caso aconteceu há pouco mais de dois anos.
Naquela ocasião, o celular havia sido localizado no município de Anapu, no Pará. O policial então teria informado ao marido da vítima que, por ser um local de “difícil acesso”, o valor seria repassado a um agente daquele estado para realizar o traslado até Teresina.
No relatório do Processo Administrativo Disciplinar (PAD), a comissão avaliou que, com base nas oitivas das testemunhas e documentos, o servidor “agiu violando a dignidade da função policial, exercendo conduta incompatível com a probidade administrativa”.
A irregularidade só foi descoberta após um delegado comunicado ao marido da vítima que esse procedimento não existia. O policial então efetuou a devolução do valor transferido para sua conta bancária, pediu desculpas ao casal e pediu que não denunciassem o caso.
Na decisão, assinada pelo secretário Chico Lucas, destaca-se que a atitude “causou escândalo e concorreu para o comprometimento da função policial, configurando em conduta inadmissível para um profissional de segurança pública”
"Vê-se, diante do arcabouço processual, a gravidade dos fatos, ainda que a vítima tenha recuperado o celular e o policial processado tenha devolvido a quantia, pois se verificou que o referido servidor maculou a imagem a Instituição Polícia Civil, demonstrando uma conduta ímproba na prestação do serviço público", ressalta o documento.
O Cidadevede.com apurou que o policial já havia recebido advertências e outras punições da Corregedoria de Polícia Civil do Piauí (PC-PI). Com a suspensão, ele deve entregar a arma funcional, insignia e todos os itens de identificação profissional em 24 horas.
Além dos três meses sem receber salário, a nova punição irá constar na ficha profissional do policial e ser considerada como agravante em novos procedimentos administrativos que por ventura sejam instaurados contra ele.