Uma clínica veterinária em Parnaíba, no litoral do Piauí, foi interditada pela Polícia Civil nesta terça-feira (30) devido à suspeita de crime ambiental. A ação ocorreu em decorrência da investigação sobre o descarte inadequado de animais mortos.
A descoberta do crime ocorreu na última quarta-feira (24), quando corpos de cachorros e gatos foram encontrados em sacos de lixo, descartados em uma calçada próxima ao terminal rodoviário da cidade.
Embora os proprietários da clínica ainda não tenham prestado depoimento formal, a polícia informou que a justificativa apresentada por eles é de que terceirizaram o serviço de descarte para uma empresa, alegando que esta não cumpriu com o contrato.
"De acordo com a explicação deles, eles pagavam pelo serviço, mas alegam que a empresa contratada não realizava o descarte conforme o combinado. O contrato apresentado, no entanto, não inclui qualquer disposição relacionada ao descarte de animais, apenas sobre a destinação de instrumentos pérfuro-cortantes", esclareceu o delegado Ayslan Magalhães.
A interdição da clínica foi determinada por decisão judicial, que concedeu mandado de busca e apreensão à polícia, além de suspender as atividades comerciais devido à ausência de documentação necessária para o descarte adequado de animais mortos.
Durante a operação, a Polícia Civil apreendeu prontuários dos animais encontrados na calçada, bem como medicamentos vencidos, até o momento não relacionados às mortes dos animais. A investigação continua para esclarecer as circunstâncias do descarte inadequado e responsabilizar os envolvidos.