A Polícia Militar do Piauí realizou na manhã desta quinta-feira (03), o envio das tropas que irão reforçar a segurança nos 3.560 pontos de votação existentes no estado. Cerca de 6.500 policiais militares foram mobilizados no pleito deste ano e parte deles já se deslocaram em direção aos respectivos municípios em que irão atuar no policiamento, visando promover harmonia e tranquilidade durante as eleições municipais que ocorrem no próximo domingo (06).
O Comandante Geral da PMPI, Coronel Scheiwann Lopes, enfatiza que a tropa foi preparada com bastante antecedência e que ela está pronta para contribuir com a segurança dos eleitores em todos os municípios piauienses.
“Hoje acompanhamos o embarque das nossas tropas, um maior volume das tropas, porque grande parte das tropas deslocaram-se para as cidades pontuais em que necessitavam da presença do reforço da polícia militar mais fixa naquele local. Mas o grande volume embarca hoje. Desejamos que todos cumpram a missão que foi dada, estamos confiando na nossa tropa, esta é maior operação da polícia militar deste ano. A nossa tropa está preparada, o treinamento foi feito, este é o momento agora de executar. Solicitamos a colaboração de todos para que exerçam com tranquilidade o seu voto para que escolham os melhores representantes. A nossa tropa está pronta para levar paz e tranquilidade a todos”, ressalta Scheiwann Lopes.
O Chefe do Departamento Geral de Operações da PMPI, Coronel Jacks Galvão, adianta que a fiscalização no que diz respeito ao cumprimento da Lei Seca será intensificada em todas as cidades piauienses.
“Cumprindo a portaria da secretaria de segurança, nós vamos fiscalizar a compra e a venda de bebida alcoólica, em Teresina e em Parnaíba a partir de meia-noite do sábado até as 18h do domingo e nas demais cidades a partir das 18h do sábado se estendendo até as 18h do domingo. Isso visa realmente uma maior conscientização do eleitor. Então nós vamos fiscalizar, vamos pedir a população para respeitar a lei seca por que nós estaremos atentos e vigilantes para que o eleitor possa no domingo exercer o seu direito de voto com segurança, tranquilidade e que tenhamos um pleito em harmonia”, pontua Galvão.
Além disso, para a tomada de decisões e monitoramento das zonas eleitorais, representantes de todas as forças de segurança estarão reunidos, durante todo o domingo (6), em um Centro Integrado no Quartel do Comando-Geral da PM.
“O Centro Integrado funcionará, a partir das 7h, para avaliar as situações conformem forem surgindo. Aqui, reunidos, nós teremos uma possibilidade maior de avaliar cada situação e tomar as decisões conforme as determinações da Secretaria da Segurança. O centro vai funcionar, a partir das sete e meia da manhã do domingo, e nós estaremos aqui até o término da apuração dos votos. Nós iremos avaliar o andamento das eleições, que certamente será um momento de tranquilidade, porque o nosso povo é muito pacífico”, completa o coronel Jacks Galvão.
Fonte: Portal R10