O prefeito da cidade de Chilpancingo, no estado mexicano de Guerrero, Alejandro Arcos Catalán, foi assassinado por criminosos, no domingo (6). O crime ocorreu seis dias após ele assumir o cargo de gestor municipal. Imagens que circulam nas redes sociais apontam que Arcos, de 43 anos, foi decapitado e teve sua cabeça deixada no teto de um veículo.
O estado de Guerrero, cuja capital é Chilpancingo, é considerado um dos mais atingidos pela violência dos cartéis de drogas devido à localização estratégica na costa do Pacífico. Durante o período eleitoral, em março deste ano, o México viveu uma onda de violência sem precedentes, com mais de 30 candidatos assassinados.
Em junho, um dia depois das eleições, Yolanda Sánchez Figueroa, prefeita de Cotija, foi atacada e morta a tiros em plena via pública por criminosos. Na ocasião, a imprensa mexicana associou o crime ao Cartel Nova Geração de Jalisco (CJNG), que fazia ameaças constantes à gestora pública por se opor à atividade criminosa na cidade.
O crime que tirou a vida do recém-eleito, Alejandro Arcos Catalán, está sendo investigado.
Fonte: Portal R10