O jovem Henrique Marquez de Jesus, de 16 anos, foi encontrado morto na Vila de Jericoacoara, no Ceará. Henrique desapareceu na madrugada de terça-feira (17). A família é de Bertioga, na região da Baixada Santista.
Segundo o pai da vítima, Danilo Martins de Jesus, uma foto tirada pelo rapaz fazendo um gesto com as mãos sem saber que ele era associado a uma facção criminosa, pode ter sido o motivo do assassinato. Entretanto, a polícia ainda não confirmou a motivação do crime.
Danilo não compartilhou a fonte da informação sobre o gesto, mas reforçou que os turistas da Vila de Jericoacoara deveriam ser orientados sobre gestos e atitudes que podem ter relação com criminosos locais.
"Isso [símbolo que Henrique fez com as mãos nas fotos] é normal onde moramos. O moleque tinha 16 anos. Deveriam ter orientado: 'aqui não pode fazer esse símbolo, é de outra facção' - falado isso para ele ou qualquer outra pessoa que não tem ciência. Não fazer uma crueldade dessas, achando que um moleque de 16 anos era envolvido com facção", disse o pai da vítima ao g1.
No mundo do crime, o número "três" está associado a uma facção cearense aliada ao Primeiro Comando da Capital (PCC). Já o número "dois", está relacionado ao Comando Vermelho.
Pai e filho são da cidade de Bertioga, no estado de São Paulo, e estavam em Jericoacoara há uma semana, em uma viagem de férias.
"Era a primeira vez da gente em Jericoacoara. Era a primeira viagem nossa. A gente nunca tinha viajado junto", disse o pai do adolescente.
Jovem assassinado
Henrique desapareceu na madrugada de terça-feira (17), enquanto voltava da Vila para o hotel - de acordo com Danilo, ele queria descansar e carregar o celular para o dia seguinte, quando retornariam para a casa.
Ao chegar no hotel e não encontrar o jovem, Danilo registrou a denúncia na delegacia e pouco tempo depois teve acesso a um vídeo que mostra o adolescente sendo rendido e arrastado por um grupo.
Fonte: iG