A Polícia Civil apura se o assassinato de Valdenice Gomes Celestino Soares, morta a tiros na cidade de Paulistana, região Sul do Piauí, foi premeditado. A vítima foi baleada 10 vezes na última segunda-feira (03/03), durante uma briga por herança. O principal suspeito do crime é o irmão dela, Adelaido Gomes Celestino, que fugiu logo após o ocorrido e permanece foragido.
De acordo com as investigações, dias antes do homicídio, Adelaido foi visto vigiando a rotina da irmã, que trabalhava na manutenção de uma cerca usada para dividir as propriedades da família.
No dia do crime, Valdenice caminhava com outra irmã, Francisca, próximo ao terreno, quando Adelaido apareceu armado. Sem aviso, ele atirou várias vezes contra Valdenice, que ainda tentou correr, mas caiu logo depois. Em seguida, o suspeito teria apontado a arma para Francisca, que conseguiu escapar.
Para a Polícia Civil, o uso da arma e a ausência de qualquer chance de defesa para a vítima indicam que o crime foi planejado.
Prisão decretada
A Justiça decretou a prisão preventiva de Adelaido nessa terça-feira (04/03). A decisão foi expedida pela juíza Tallita Cruz Sampaio, da Vara Núcleo de Plantão.
A disputa entre os irmãos teria origem na divisão de terras herdadas, marcada por conflitos recorrentes. A construção da cerca por Valdenice era motivo de atrito, já que Adelaido alegava ter posse da área e se incomodava com a presença da estrutura, que impedia seus animais de invadirem o terreno da irmã.
Fonte: Portal 180 Graus