(89) 9 9417-5057

Polícia

Trabalhadores piauienses são resgatados de condições análogas à escravidão em SP

Publicada em 10/03/25 às 08:36h - 18 visualizações

por TV Gallo


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Sessenta e cinco trabalhadores oriundos do Piauí, Pernambuco, Bahia e Mato Grosso foram resgatados em Sorocaba, São Paulo, após serem abandonados sem alimentação, sem condições adequadas para dormir e sem acesso à higiene básica. Eles foram aliciados por empreiteiros para atuar em obras da construção civil e estavam sendo explorados em condições análogas à escravidão.

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) identificou a situação durante duas operações realizadas entre os dias 21 e 28 de fevereiro. As vítimas, ao perceberem o abandono e a falta de condições mínimas, procuraram a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Sorocaba para pedir assistência e garantir seus direitos.


Diante da denúncia, o auditor-fiscal do Trabalho e chefe do SEINT de Sorocaba e Região, Ubiratan Vieira, entrou em contato com as empresas responsáveis. Uma reunião foi realizada com representantes do Sindicato da Construção Civil e do Conselho Sindical, na qual foram estabelecidas as formas de quitação das verbas trabalhistas.

O presidente do Conselho Regional Sindical, Joel Miguel da Silva, e o dirigente Pestana, do Sindicato da Construção Civil, participaram do encontro, juntamente com representantes do MTE. Durante a reunião, foi garantido que os trabalhadores teriam alojamentos adequados enquanto aguardam a emissão das passagens para retornarem aos seus estados de origem.

O superintendente do MTE de São Paulo, Marcus Alves Mello, destacou a necessidade de mais rigor na contratação de atravessadores por parte das empresas. “As empresas precisam ter mais cautela na contratação de intermediários”, alertou.


Fonte: Portal R10





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Ligue e Participe!

(89) 99417-5057

Visitas: 3928221
Usuários Online: 109
Copyright (c) 2025 - TV Gallo - 89 994175057
Converse conosco pelo Whatsapp!