O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) registrou uma baixa no estoque de sangue no mês de outubro. Para atrair doadores, a direção faz um apelo à sociedade sobre a importância da doação.
Segundo o diretor do Hemopi, Jurandir Martins Filho, a baixa no estoque se dá a diversos fatores, entre eles o processo eleitoral e a grande quantidade de feriados no mês de outubro.
“E isso dificulta que tenhamos um estoque de sangue satisfatório para atender a demanda hospitalar. Pedimos que a sociedade se sensibilize para que compareça em uma unidade em Teresina, Parnaíba, Floriano e Picos para fazer a doação de sangue”, destacou o diretor do Hemopi.
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí funciona em Teresina das 7h15 às 18h, de segunda a sábado, independente de ser feriado ou não. Isso, segundo Jurandir Martins Filho, é para garantir que todos sejam atendidos.
O tipo sanguíneo que tem maior escassez nos bancos de doadores é o do tipo RH negativo. Isso porque, segundo o diretor do Hemopi, apenas 20% da população brasileiro tem esse tipo sanguíneo.
“É o sangue menos prevalente. E, com isso, temos uma dificuldade maior de ter. É importante que você doador possa realizar esse grande gesto de cidadania e solidariedade e doar sangue, porque alguém vai precisar do seu sangue”, completou o diretor Jurandir Martins Filho.
Quem pode doar sangue
Para doar sangue, o doador precisa preencher uma série de requisitos. Entre eles, uma idade mínima para ter feito a primeira doação. Confira: