Na próxima semana deve ser iniciada no município de Picos a vacinação contra Monkeypox. Nessa primeira etapa serão imunizadas quatro pessoas com maior risco de desenvolver a forma grave da doença.
A coordenadora de Imunização de Picos, Mariana Fontes, explicou que o município está aguardando o repasse das doses para iniciar a imunização.
“A previsão é para iniciarmos na próxima semana. A vacina veio direcionada com os nomes, pra paciente que vivem com HIV e que tenham a contagem de linfócitos T CD4 menor que 200 células”, explicou a coordenadora.
Quem deve receber a vacina:
- Pessoas vivendo com HIV/aids (PVHA): homens cisgêneros, travestis e mulheres transexuais; com idade igual ou superior a 18 anos; e com status imunológico identificado pela contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células nos últimos seis meses.
- Profissionais de laboratório que trabalham diretamente com Orthopoxvírus em laboratórios com nível de biossegurança 3 (NB-3), de 18 a 49 anos de idade.
Contaminação
No Estado do Piauí, 40 pessoas foram acometidas pela Monkeypox e nenhum óbito foi registrado. Os casos foram registrados nos municípios de Batalha, José de Freitas, Parnaíba, Picos, São João da Varjota, Teresina.