O cantor Xand Avião usou as redes sociais para abordar pela primeira vez o diagnóstico de psoríase, uma doença autoimune que descobriu há quatro anos. Na última segunda-feira (15), o artista compartilhou detalhes sobre os sintomas e o tratamento da condição.
Após consultar diversos médicos de diferentes especialidades, Xand encontrou um tratamento eficaz por meio de injeções, cujo custo médio é de R$ 17 mil. Esse tipo de assistência pode ser obtido tanto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) quanto por meio de um plano de saúde particular, dependendo da cobertura.
O cantor também revelou que sua condição se agravou rapidamente. "Descobri um pouco antes da pandemia, e minha médica me informou que o estresse e a ansiedade podem piorar a doença. Durante a pandemia, vivemos tudo isso em dobro ou triplo, e a minha situação se agravou muito", explicou.
"No começo, eu me sentia envergonhado e evitava dar entrevistas, porque a doença é visível na pele e isso me incomodava bastante. Como costumo tirar quase 100 fotos por noite e dar quatro entrevistas, estava me afetando", acrescentou.
Nos últimos 30 dias, Xand chegou a fazer shows usando boné, pois alguns dos sintomas o deixavam desconfortável.