A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, nesta sexta-feira (7/3), o lançamento da primeira insulina de uso semanal destinada ao tratamento de adultos com diabetes tipos 1 e 2.
O medicamento, que diminui a frequência de aplicações de diárias para semanais, utiliza uma tecnologia inovadora chamada insulina basal icodeca, de ação prolongada. Ele será vendido sob o nome comercial Awiqli.
Produzido pela empresa dinamarquesa Novo Nordisk, conhecida também pelo medicamento Ozempic, a insulina semanal já havia recebido aprovação no Japão, na China e na União Europeia.
Menos aplicações e melhor adesão ao tratamento
Em estudos comparativos, a versão semanal demonstrou um controle glicêmico equivalente ao das insulinas basais diárias, com a vantagem de exigir apenas uma dose por semana. Pacientes com diabetes tipo 1 e 2 apresentaram níveis estáveis de glicose ao longo do tempo, sem aumento relevante de efeitos colaterais, como hipoglicemia.
Segundo especialistas, essa novidade pode melhorar a adesão ao tratamento, uma vez que muitos pacientes têm dificuldade em seguir o esquema diário de injeções. “A obrigação de aplicar insulina todos os dias pode resultar em esquecimentos e, por consequência, em desregulação dos níveis de açúcar no sangue. A versão semanal ajuda a reduzir esses problemas”, afirmou o endocrinologista Carlos Eduardo Barra Couri, consultor da Novo Nordisk.
Como a aplicação semanal funciona?
A icodeca foi criada a partir de uma alteração química nas moléculas da insulina basal, o que permite que o fármaco permaneça ativo no corpo por sete dias. A previsão é que o novo medicamento esteja disponível no mercado em breve.
Pesquisas clínicas publicadas no The New England Journal of Medicine em 2023 comprovaram que a medicação é tão ou mais eficaz que as versões diárias. Em um estudo com 1.510 pacientes, os que utilizaram a insulina semanal mantiveram níveis adequados de glicose durante 71,9% do tempo, em comparação com 66,9% no grupo que recebeu injeções diárias. A ocorrência de efeitos adversos foi similar em ambos os grupos.
Fonte: Portal 180 Graus