Nos últimos anos, testemunhamos um cenário crescente em que empresas, governos, hospitais, escolas, emissoras de TV e até mesmo pessoas físicas enfrentaram ameaças constantes de vazamento de seus dados. Pensando nisso, separamos 6 dicas para você se proteger e evitar o vazamento dos seus dados. Confira!
1. Senhas robustas
Para Wanderson Castilho, uma das formas mais simples e eficazes de aumentar nossa segurança online é utilizando senhas fortes. “Ao criar suas senhas, opte por senhas com, pelo menos, oito caracteres, combinando números, letras maiúsculas e minúsculas e símbolos. Essa diversidade dificulta que qualquer cibercriminoso decifre sua senha”, resume. E complementa: “Já é bastante comum, na hora do cadastro, as empresas incentivarem uma política de conscientização, com alertas e dicas de como criar senhas. Opte por segui-las”, diz.
2. Autenticação de dois fatores
Ativar a autenticação de dois fatores adicionará uma camada extra de segurança para o usuário, exigindo uma segunda forma de login, como um código enviado para o seu telefone. De acordo com Wanderson Castilho, essa medida é muito eficaz para impedir violação de dados.
3. Softwares atualizados
As atualizações frequentes incluem correções de segurança que podem prevenir vulnerabilidades já exploradas pelos fraudadores. “Serão essas atualizações que ajudarão a fechar essas brechas, protegendo seus dispositivos e dados. Elas não devem ser negligenciadas”, pontua o especialista em crime digital.
4. Links suspeitos
É muito comum os usuários receberem links suspeitos por e-mail. Wanderson Castilho recomenda deletar a mensagem antes mesmo de abri-la. “Há certos softwares mal-intencionados que se instalam no aparelho apenas ao abrir a mensagem; para se prevenir de potenciais vazamentos, o ideal é não clicar em links desconhecidos”, alerta.
5. Wi-Fi público inseguro
Outro alerta do especialista é evitar o acesso às contas ou realizações de transações financeiras em redes Wi-Fi públicas não confiáveis, já que elas podem ser facilmente interceptadas por fraudadores.
6. Cuidado com downloads
É ideal que os usuários busquem baixar aplicativos e softwares apenas de fontes confiáveis, como lojas oficiais e sites verificados. Isso irá proteger a segurança, a privacidade e a funcionalidade dos dispositivos.