Policiais penais frustraram uma tentativa de fuga na Penitenciária Prof. José de Ribamar Leite, em Teresina, na tarde desta quarta-feira (1º). Durante o banho de sol de 95 detentos no pavilhão F, uma corda improvisada com lençóis, conhecida como "teresa", foi descoberta no local.
De acordo com o diretor de Administração Penitenciária da Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus), Reginaldo Moreira, a ação rápida dos agentes foi essencial para evitar a fuga.
“Por volta das 15h, no pavilhão F, os internos tentaram acessar uma 'teresa' por uma treliça, que é a parte superior da unidade. Imediatamente, os policiais acionaram a sirene e todo o policiamento foi para aquele espaço", relatou Reginaldo Moreira.
O diretor informou que não houve fuga e que todos os presos foram contabilizados. "Toda a estrutura foi conferida, os internos foram contados e agora será iniciado o trabalho administrativo para identificar os responsáveis, com abertura de PAD e aplicação de sanções disciplinares, além da comunicação com o juiz da execução penal", acrescentou.
Operação Dominatus
A descoberta ocorreu durante a Operação Dominatus, que envolve inspeções regulares em celas, pavilhões e materiais dos internos. A ação é reforçada pelo uso de tecnologias, como drones, helicóptero da Polícia Militar e cães farejadores.
A Operação Dominatus continuará ao longo de dezembro e janeiro, abrangendo todas as 16 unidades penais do estado. O objetivo é reforçar a segurança e garantir tranquilidade nas festividades de fim de ano.
Fonte: Cidade Verde